Grupo de Orações online

OCUPADOS COM O BEM – ( Devocional 22 de Abril )

“E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.” (Gálatas 6.9-10)

Da liberdade recebida por meio de Cristo, Paulo nos leva ao dever de agir inspirados pelo amor. Porque Deus nos amou e nos deu Seu Filho, por meio dele somos livres e chamados a agir inspirados pelo amor. Eis o grande aprendizado da fé cristã – viver como pessoas livres e orientadas pelo amor. Essa é a fonte de uma humanidade saudável e de uma espiritualidade genuinamente cristã. Somos parte de um mundo cujo estilo de vida não coopera nem com uma nem com outra. A regra fundamental por aqui é ser pragmático: os fins justificam os meios; o melhor caminho tende a ser o mais fácil ou mais curto; entre o que é certo e o que dá certo, o segundo parece irresistível.

O amor a Deus e ao próximo é o que mudaria completamente o nosso mundo. As leis que criamos apenas tentam compensar a falta de amor entre nós, mas não conseguem. São necessárias, mas não é a solução. Nem as leis sociais, nem as leis religiosas. Aprende a amar quem age como quem ama, contrariando um mundo que segue em outra direção, dominado por pessoas que agem por ambição. Por isso, “enquanto temos tempo, façamos bem a todos”. Paulo coloca em destaque os da família da fé. Creio que a ideia seja a de nos tornarmos exemplo. Uma igreja deve ser exemplo de vida amorosa! E não a de sermos um clube preferencial dedicado a privilegiar seus membros. Pois isso não caracteriza o Espírito de Deus. Não podemos, em nome do amor, negar o amor.

Mas, seja em que âmbito for na família da fé ou fora dela, poderemos sofrer ingratidão. Mesmo fazendo o bem, poderemos nos dar mal. Por isso Paulo diz: não se cansem de fazer o bem. Não devemos desanimar, mas prosseguir. Mais importa obedecer a Deus que deixar-se desanimar pelos homens! Devemos seguir cuidando, perdoando e servindo. Quando agimos assim demonstramos que é o amor que recebemos de Deus a nossa inspiração. Ajudados por Deus poderemos superar as decepções e permanecer livres! Nossa missão é também viver ocupados com o bem, ocupados em agir bondosamente para com todos, aproveitando cada oportunidade para dar vida ao amor entre nós. E assim, honrar a Deus e desfrutar felicidade verdadeira.