Grupo de Orações online

Unidos para melhorar (Devocional – 28 de Março)

Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância e gritaram em alta voz: Jesus, Mestre, tem piedade de nós!” (Lucas 17.12-13)

Vivemos num mundo que cada dia mais revela-se privatizado, individualista. Muitos de nós somos insensíveis às dores dos outros, especialmente aquelas que não conhecemos. A propósito, esta é uma marca frequente em nós: somos cegos para as dores que nunca doeram em nós. Isso não é bom. E pior ainda é quando não somos sensíveis à dor do outro, tendo experimentado a mesma dor! Isso é desumano! Graças a Deus por nossas dores. Elas podem nos melhorar nos humanizar e nos ensinar a andarmos juntos. Era a dor o que unia aquelas dez pessoas que, à distância, gritaram em alta voz por socorro. Talvez uma sozinha, se intimidasse, fraquejasse na fé. Mas as dez, unidas, uma apoiando e encorajando a outra, facilitou tudo!

Ainda que pela dor, precisamos andar juntos. Somos todos pecadores e isso deveria nos ajudar a superar mais facilmente nossos preconceitos e diferenças. Naquele grupo de dez pessoas havia um samaritano, no mínimo, e alguns judeus, com toda certeza. O restante do texto nos revela isso. Jesus os mandou apresentarem-se ao sacerdote – apenas judeus entenderiam o que Jesus estava mandando que fizessem. Segundo a Lei os leprosos purificados deveriam apresentar-se ao sacerdote para oferecer uma oferta de gratidão e serem declarados puros. E o texto mostra que um deles voltou depois e Jesus disse que se tratava de um samaritano. Judeus e samaritanos não andariam juntos, mas a dor os uniu.

Pessoas se unem por várias razões e para fazerem de tudo. O quadro vergonhoso de corrupção que estamos vendo exigiu que pessoas se unissem. Uniram-se para algo vergonhoso! Este mundo está precisando que pessoas se unam para o que é bom, para melhorarem. Para buscarem a Deus, encorajarem-se na prática do bem e na superação de fraquezas. Devemos abandonar nossa mania de seguirmos sozinhos, cada um por si. Isso não é bom. Jesus disse que onde dois ou três se reunirem em Seu nome, Ele estaria presente. O que está esperando para, com mais alguém, estar com Jesus? As dores da vida podem ser um grande incentivo para fazermos escolhas melhores. Não perca a oportunidade de unir-se a mais alguém e, juntos, buscarem a Jesus. Faça isso esta semana! Precisamos nos unir. Clamemos juntos: Jesus, Mestre, tem piedade de nós. Ele está pronto a nos abençoar!