Grupo de Orações online

Unidade (Devocional – 22 de Junho)

Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.” (Efésios 4.4-6)

A fé cristã é a fé da unidade, pois é a fé do amor. Não é a fé da uniformidade, pois não é a fé da regra. Para haver uniformidade é preciso que todos façam tudo do mesmo jeito, tenham o mesmo tempo para o que fazem e gostem ou aceitem fazer as mesmas coisas. Para haver unidade as exigências são maiores e mais nobres. A unidade é mais valiosa que a uniformidade e se realiza pelo amor, humildade, docilidade, paciência, bondade, amabilidade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. O Espírito Santo é o promotor da unidade e a falta dela revela que nos falta submissão a Ele. O Espírito Santo produz em nós o Seu fruto quando nos submetemos e o resultado é que nos tornamos capacitados e comprometidos com a unidade que exalta a Deus.

Somente sob a influência do Espírito Santo é que nos veremos envolvidos neste mistério: sermos um em Cristo. Um só corpo em que somos partes diferentes, com funções diferentes, mas trabalhando pelo o mesmo fim, com o mesmo propósito. Um só Espírito, que nos leva à vontade de Deus que é sempre boa, perfeita e agradável (Rm 12.2) e nos livra de embaraços e conflitos que nossas vontades tantas vezes produzem. Todos inspirados pela esperança única e aprendendo a superar as decepções geradas por nossas expectativas conflitantes. Pois se em nossa vida houver um só Senhor, haverá uma só fé, nosso batismo, ainda que tenha diferindo na forma, terá sido o mesmo na essência e anunciado o nosso Senhor e Salvador único: Cristo.

Um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos! Se cremos nisso, não há como não sermos mais unidos. O Deus que me ama, ama você. Que age com poder sobre a minha vida, age sobre a sua! Que leva-me a conhecer e ter o privilégio de fazer Sua vontade, faz o mesmo com você! Sua graça que alcança Francisco, alcança Chico! Não há distinção entre homens e mulheres, jovens e idosos, negros e brancos, ricos e pobres, instruídos e não instruídos. O segredo é a fé que se manifesta pelo amor. Amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo! E assim opera-se um milagre: todos são levados a Um para serem um, para a glória de Deus.