Grupo de Orações online

Tempo para gerenciar (Devocional Diária – 09-Dez)

“Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos, pois as riquezas não duram para sempre, e nada garante que a coroa passe de uma geração a outra.” (Provérbios 27.23-24)

Quando comecei a estudar Administração de Empresas, diante de tantas ferramentas e métodos possíveis, preocupava-me sobre como aprender o fundamental. Meu objetivo era ser um bom administrador. Não queria me tornar um aplicador de instrumentos de gestão. Queria pensar como um gestor. Depois, quando lecionei em curso de graduação, minha preocupação era ajudar os alunos a não se perderem em meio a muito mais ferramentas e métodos do que aqueles que me ensinaram. Queria ajuda-los a serem gestores! Entendi então que o melhor campo para se treinar um administrador seria leva-lo a ser um bom gestor de sua vida pessoal. Como uma empresa, nossa vida tem muito a ser gerido. Temos diversos papeis e é preciso decidir sobre prioridades e ter em mente o futuro. Há muito o que administrar e precisamos de direção, ou amargaremos o pior dos prejuízos.

Isso tem tudo a ver com a fé cristã! Para honrar a Deus é preciso ser um bom gestor da própria vida. Jesus é o nosso Mestre, é o Acionista Majoritário de nossa vida – Ele deu a si mesmo por nós. Sua orientação para nossa gestão pessoal  é que coloquemos o Reino de Deus em primeiro lugar. Ele sabe o que está nos pedindo e não teremos caminho melhor para uma existência significativa e plena. Muitos vivem vidas sem rumo e desatentas, acreditando na sorte. Outros lutam ao máximo por bens materiais, acreditando que é o melhor a fazer. Muitos não sabem existir com Deus, não confiam que Deus está lhes propondo o melhor. Não reconhecem o lugar de Deus em suas vidas e, se Deus quiser que os siga, pois seguem a própria cabeça e só fazem o que lhes agrada! Mas Jesus convida todos a segui-lo. Seu caminho é o caminho do Reino de Deus. O Reino de Deus em primeiro lugar.

O Reino de Deus em primeiro lugar nos ajuda a colocar todas as demais coisas no seu devido lugar. E é assim ordenada que a vida nos dá o melhor! Este é o princípio fundamental para a gestão de nossas vidas como cristãos. É como glorificaremos a Deus em tudo, como orientou Paulo: “quer comam, bebam ou façam qualquer coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1 Co 10.31). Nossa vida não deve concorrer com o Reino de Deus, mas ser uma expressão dele! Ignorar isso é ajuntar tesouros que se perderão. É, na linguagem de Eclesiastes, correr atrás do vento. O tempo está passando e levará consigo as oportunidades e o vigor para aproveita-las. Devemos ter o cuidado necessário para não perdermos a vida tentando ganha-la ao nosso modo! Jesus já nos avisou que isso não funciona (Mc 8.35). O Reino de Deus está próximo. Jesus o trouxe para nós. É um grande erro de gestão viver esquecido dele!