Grupo de Orações online

Por isso, não tema (Devocional – 12 de Julho)

“Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.” (Isaías 41.10)

Arriscaria dizer que a grande maioria de nós não tem muita certeza se realmente pode contar com Deus. O modelo de fé e vida que nos orienta a respeito de nossa relação com Ele envolve condições e dúvidas que nos deixam inseguros. Acabamos colocamos entre nós e Deus a meritocracia, que estabelece como condição para as bênçãos divinas o nosso merecimento. E, se temos um pouco de consciência, não nos sentiremos merecedores. Outro aspecto é que muitos de nós cresceram com a imagem de Deus distorcida: austero e mal humorado. De modo que Sua vontade para nós não harmoniza bom com os adjetivos “boa”, “perfeita” e “agradável”. “Correta”, “justa” e “melhor possível” soam mais adequados.
É verdade que há aqueles que se acham associados a Deus, tendo adquirido o direito de uso dos poderes divinos. Veem a fé como a “chave-mestra” que abre todos os depósitos celestiais, para realizarem a própria vontade. O segredo da vida cristã seria ter fé inabalável. Entre estes não há crise de mérito, apenas ousadia na fé. Decretam e se apoderam, fecham e abrem, ainda que movidos por pura ambição materialista. Creio que também não se trata disso a fé cristã e não vejo nas Escrituras Deus nos incentivando a isso. Não há mérito em nós, somos pecadores, mas não é a nossa justiça própria o que define como Deus nos trata. E, sim, Deus nos ama e tem prazer em nos ouvir e atender. Mas também não é nossa petulância na fé que define o modo como Deus agirá.
Deus nos ama e é isso que define tudo. Ele sabe quem somos e Sua graça é bastante para nós. Ele não faz tudo que queremos e nem nos dá apenas o que merecemos. Ele nos desafia a crer. Ele é o Deus Todo Poderoso, mas a grande questão da fé cristã é Seu Amor Legal. Porque nos ama, Deus nos ouve e o faz com prazer. Mas há dores das quais não nos livrará, porém, sempre nos fortalecerá e ajudará. Ele estará conosco o tempo todo. Sua presença não nos isentará de aflições, mas com Ele ao nosso lado, seremos mais que vencedores. É essa fé que somos desafiados a nutrir. Estamos seguros por causa de quem Deus é: um Deus gracioso, cheio de amor, cuja misericórdia não tem fim e que tanto nos amou, que nos deu Jesus. Por isso, não tema. Ele mesmo está cuidando de você.