Grupo de Orações online

Ore para não pecar (Devocional – 06-Jan)

“E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal” (Mateus 6.13a)

Dev215Um novo ano nos permite uma sensação muito animadora de recomeço. Ajuda-nos a deixar para trás o passado, o que é muito importante. Não devemos deixar para trás os ensinamentos do passado, o aprendizado e experiências do passado. Mas não devemos viver no passado, seja sentindo culpa ou nos gloriando em alguma realização. E nem no futuro, ansiosos pelo que ainda virá. Precisamos aprender a viver no presente e a viver melhor do que vivemos no passado, contribuindo para termos um futuro melhor. Um ano novo, portanto, não pode ser vivido na repetição de velhos hábitos que já sabemos não serem bons! Não podemos esperar ter um “ano novo” se simplesmente continuarmos a agir da maneira velha, já conhecida e compreendida como inadequada à vida que de fato queremos.

Por que corremos o risco de repetir em 2016 as bobagens e erros de 2015? Por causa da tentação. Por nos sentirmos tentados a isso! Tentação é um desejo que sentimos em relação a algo e que, realizado, não nos fará bem. Nem todo desejo é tentação, mas toda tentação envolve desejo de alguma forma. A maioria das tentações que enfrentamos já são velhas conhecidas. Ao longo de nossa vida costumamos nos repetir nos erros e pecados. Caímos por fraqueza e por falta de vigilância de nossa parte. Caímos por não exercitar nossa estrutura moral dizendo não a nós mesmos. Jesus advertiu os apóstolos e sua advertência é muito útil para nós: “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26.41)

Este ano, assim como nos anteriores, você enfrentará várias tentações. Serão de diferentes intensidades. Cada um de nós é tentado em áreas distintas e de formas distintas. Jamais julgue seu irmão porque você é forte numa área em que ele não é, pois certamente o contrário também é verdade. Ele não cairia em tentações que você cai. Não se deixe envaidecer com suas vitórias sobre tentações. Satanás pode lhe tentar estrategicamente, para que você vença algumas e se iluda sobre si mesmo. Provérbios diz que o espírito altivo precede a queda (16.18). Lembre-se sempre: a carne é fraca! É por tudo isso que Jesus nos ensinou a pedir ajuda ao Pai para não cairmos em tentação. Sozinhos cairemos. Em 2016, desejo-lhe muitas vitórias sobre tentações. E, para isso, incentivo-lhe a orar e vigiar, como ensinou Jesus. Que a graça dele, nosso Senhor e Salvador, esteja com você.