Grupo de Orações online

Onde está o seu coração? (Devocional Diária – 29-Nov)

“Não acumulem para vocês tesouros na terra… Mas acumulem para vocês tesouros no céu… Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” (Mateus 6.19-21)

Seguir a Jesus não nos significa que precisaremos fazer um voto de pobreza, considerando toda riqueza como algo errado. Seguir a Jesus também não significa que “tudo que eu fizer prosperará”, pois, embora não seja “o dono do mundo”, me tornei “filho do dono!”. Nem uma coisa, nem outra! Há pessoas que vivem cheias de ambições e incluem Jesus em seu repertorio de recursos para fortalecer ainda mais suas buscas ambiciosas. Isso não é seguir a Jesus. É pretender usá-lo. Isso não é fé cristã. É um desvio dela. Seguir a Jesus significa que poderei aprender a lidar com a vida em seus diversos aspectos – riqueza e pobreza. Poderei, abençoado e sustentado por Ele, colocar cada coisa em seu devido lugar e reorientar as minhas prioridades.

Somos amados por Deus e Ele está do nosso lado, não contra nós. Nosso mundo funciona mal e faz afirmações equivocadas sobre a vida, sobre o que ela é e o que nela, de fato, tem valor. Facilmente nos tornamos dependentes da vida material e das satisfações que ela nos proporciona, pois é assim que nosso mundo é e pensa! Isso é sedutor e somos tentados a viver pelo tesouros daqui. Jesus nos diz que devemos resistir e viver pelos tesouros eternos. Não é um convite à ambição – há um tesouro no céu para vocês! – mas ao serviço ao Reino: ajuntem tesouros no céu! É a diferença entre viver apenas para nós mesmos e viver para honrar a Deus. O resultado de vivermos para nós é incerto. Ferrugem, traça e ladrões podem levar tudo. Leva-nos a um estilo de vida que produz resultados que não satisfazem.

Jesus nos aconselha outro caminho – viver orientados pelo Reino de Deus, seus valores e prioridades. As prioridades da terra são coisas, os do céu são pessoas. As da terra são conquistadas com dinheiro e, na maioria das vezes, é o próprio dinheiro! As do céu são conquistadas com o amor e o serviço e sempre exaltam a Deus. Se buscarmos os tesouros do céu não nos faltará tempo para sermos supridos com o que precisamos na terra. Mas se vivermos pelos da terra, eles nos escravizarão, nos consumirão o tempo, a disposição, e os recursos. Nos cansaremos, no sentiremos sobrecarregados e vazios. Podemos seguir a Jesus sendo ricos ou pobres, tendo falta de coisas ou abundância delas. O segredo esta no nosso coração e onde ele está. Onde está o seu e o que há nele?