Grupo de Orações online

Memorize este versículo! (Devocional – 27 de Junho)

“Façam tudo com amor.” (1 Coríntios 16.4)

As vezes me surpreendo com o fato de não haver memorizado alguns versos que encontro em minhas leituras bíblicas. Este é um deles. É tão simples e curto que posso dizer que, por tê-lo lido, já o tenho de cor. Com muito pouco esforço posso memorizar onde se localiza nas Escrituras. Mas continuo a me perguntar: por que não o memorizei antes? Por que não cresci sabendo de sua importância para a minha vida?! Se desde minha infância tivesse aprendido a seguir este princípio, quantas bênçãos teria colhido a mais? “Façam tudo com amor”. Paulo está encerrando sua primeira carta aos irmão de Corinto. Convido você a memorizar e lembrar-se deste verso ao longo desta semana. Escreva-lo e leia-o diariamente!
Na carta Aos Coríntios Paulo trata de diversos temas relacionados à vivência daqueles irmãos. Destaca virtudes e ataca problemas. Reconhece e critica. Repreende e orienta. Ensina e exorta. Nela está o texto mais conhecido de todos os seus escritos: 1 Co 13.1-8, em que fala do amor e de sua centralidade. Onde afirma que, na fé cristã, se não há amor, não tem valor. O apóstolo João também dá a mesma ênfase em sua primeira carta. Ele declara que Deus é amor e que se alguém não sabe amar, não conhece a Deus (1 Jo 4.8). Ele não disse que o amor é Deus! Ele não divinizou o amor. Ele declarou o caráter amoroso de Deus e que isso é tão forte em Deus que, se o conheço, serei levado a amar.
Amar é uma atitude e envolve sentimentos, mas não é simplesmente um sentimento e nem sempre dependerá dele. E muito menos é um sentimento sobre o qual nenhum controle temos. Amar é tratar com amor, agir como quem ama e ser justo com ele. Algumas relações de amor necessariamente levam consigo sentimentos profundos, mas o amor é, sobretudo, uma decisão, um aprendizado, uma qualificação para a vida, uma atitude. As pessoas mais livres e felizes são as pessoas que amam mais. E a fé cristã é a fé do amor, pois nos pede para amar. Amar a Deus e ao próximo e a fazer todas as coisas com amor. É isso que embeleza a vida e dá sentido à fé. Faça tudo por amor. Por amor a Deus e às pessoas. Por amor a si mesmo também. Quem ama a Deus e ao próximo, saberá amar a si mesmo. Deus vê tudo e nada está oculto ao seu olhar. São os que amam que glorificam a Deus. Ame.