Grupo de Orações online

Melhorias interiores (Devocional Diária – 12-Set)

“Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.” (Salmos 51.10)

Davi foi uma pessoa como nós e nós somos como ele: pecadores. Ele é um exemplo do que somos capazes e do mal que o pecado nos faz. Mas é também um exemplo de que podemos ser restaurados. O pecado provoca muitas perdas. Ele jamais será uma experiência lucrativa. Mas por causa de Deus podemos, diante de vergonha de nosso pecado, aprender a ser humildes e a não nos iludir com nossa própria firmeza. Deus é quem nos guarda de cair, nos capacita para resistirmos ao mal, e é também quem nos acolhe e perdoa quando o mal realiza sua obra em nós. E Ele graciosamente nos melhora. Melhorias interiores!

Davi não foi vigilante como deveria e fez o que deveria evitar! Sua atitude lhe fez mal. O sabor doce de seu pecado durou pouco demais, era apenas uma isca. É sempre assim. Ele sentiu vergonha pelo que havia feito e sabia que Deus não fecharia os olhos para seu pecado. Seu coração de poeta, de adorador, era também inclinado para o mal e esse lado obscuro tomou a dianteira. Sua poesia deixou de ser de celebração. Era hora de confessar. Ao erro de ter pecado Davi não acrescentou o de encobrir seu pecado. Ele confessou e pediu ajuda e ela veio.

Por fora podemos ser muito diferentes uns dos outros mas, interiormente, somos iguais. Nosso coração é frágil. Hospeda raízes que nos contaminam, que nos tentam para o mal. Precisamos de melhorias. Nosso espírito nos trai. Vacila entre coragem e medo, sinceridade e falsidade, boas e más intenções. Nosso “sim” as vezes revela-se “não” e vice-versa. Em nossa biografia há frutos de procedência maligna. Com a mesma boca bendizemos a Deus e mal dizemos nosso próximo. A oração de Davi é apropriada para nós! Só Deus, que vê e sabe, pode mudar as coisas. E Ele o faz, com amor terno e misericórdia sem fim. Não se iluda. Tanto seu coração como seu espírito precisam de melhorias! Que eu também não me iluda pois sou exatamente como você. Que eu e você sejamos aperfeiçoados por Deus!