Grupo de Orações online

Lição do Mestre (Devocional Diária – 12-Out)

“Estava sendo servido o jantar, e o diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus. Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus; assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura.” (João 13.2-4)

Estes versos contam uma história que nenhum ser humano, exceto Jesus, poderia protagonizar. Um jantar estava sendo colocado, o que simbolizava que havia comunhão entre os participantes. Para os judeus, comer junto é sempre um ato de comunhão. Mas Judas Iscariotes está em desalinhamento com essa ideia. Ele está à mesa com o Filho de Deus, mas o que tem no coração havia sido colocado pelo Diabo. O Diabo é um semeador também. As vezes o que há em nosso coração veio dele. Jesus sabia. Ele sempre sabe. E sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do Seu poder. Ele poderia fazer o que bem entendesse. Se o relato parasse neste ponto, como você concluiria a história?

Eu faria o seguinte: descreveria Jesus desmascarando Judas e dando um jeito para conserta-lo, endireita-lo. Eu, como Pedro, imagino, levaria Jesus ao ápice. Todos se submeteriam à sua vontade e os rebeldes seriam punidos. Eu aproveitaria todo aquele poder para colocar ordem na história e mostrar quem estava no comando! Mas os pensamentos de Deus são diferentes dos meus, dos de Pedro e, se você pensaria como nós, também dos seus (Is 55.8). Diante daquele quadro, mesa da comunhão posta, Judas decidido a trair, os demais achando-se fiéis mas incapazes para isso e Jesus com todo o poder nas mãos, meu ego tem muitas ideias brilhantes! Mas Jesus deixa seu lugar à mesa, pega uma vasilha e enche com água. Depois, pega uma toalha e coloca na cintura. “O que Ele vai fazer?” Talvez os discípulos tenham se perguntado.

Ele vai ser humilde. Vai deixar de lado seus direitos e posição. Vai fazer o que fez quando encarnou-se, tornando-se um de nós. Vai colocar todo o poder de lado e vai servir e ensinar a servir. Ele vai mostrar aos discípulos, àqueles e a todos os demais, o que quer que façamos! Vai mostrar como devemos lidar com nosso ego que o tempo todo pensa somente em si mesmo, pede apenas para si mesmos, quer apenas fazer a própria vontade. Ele vai lavar os pés dos que  deveriam lavar os seus. Pedro talvez se perguntasse: “Será que Ele vai fazer o que estou pensando?” Sim Pedro. Ele vai. Ele vai lavar o seus pés e também os de Judas e não pense que os seus são muito diferentes. Este é o nosso Mestre. Já aprendemos esta lição que Ele nos ensinou?