Grupo de Orações online

Dê a preferência (Devocional – 03-Fev)

“Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.” (Romanos 12.10)

 

Dev215Para que funcionemos bem como sociedade e também como comunidade cristã, precisamos aprender a dar a preferência ao outro. Tomemos como exemplo a regulamentação de transito. Nela há um sinal de “dar preferência”: um triangulo invertido – base para cima e vértice para baixo. Diante dele, como deve o condutor agir? O condutor tem a obrigação de dar preferência de passagem ao veículo que circula na via em que vai entrar ou cruzar, devendo para tanto reduzir a velocidade ou parar seu veículo, se necessário. A cruz de Cristo deve significa muitas coisas para nós. Entre elas, que devemos aprender a dar a preferência ao nosso irmão, ao nosso próximo.

A desobediência ao sinal de dar preferencia no trânsito tem causado muitos acidentes e desentendimentos. A desobediência não se dá por desconhecimento, mas por pressa, desatenção e, principalmente, por má educação no transito. Na igreja e na sociedade a falta de consideração pelo outro também causa perdas e danos e se dá por razões parecidas. Revelamos má educação para a vida, egoísmo, necessidade de nos afirmar e outros vícios. Quando agimos assim a vida fica pior, o ambiente que frequentamos fica menos saudável. Há menos alegria, gratidão e cordialidade e sobram individualismo, desinteresse e egoísmo. Focamos em coisas e esquecemos as pessoas. Nos apaixonamos por ilusões e o amor nem de perto é nossa prioridade. Precisamos pisar no freio dessa vida equivocada. Precisamos reduzir a velocidade e parar, se necessário. O próximo é prioridade e importa demais para que o ignoremos.

Em vista do que Jesus fez por nós o apóstolo Paulo nos orienta a dar a preferência, pois foi exatamente o que Deus fez por nós por meio de Cristo. Ele esvaziou-se a si mesmo e voluntariamente assumiu o lugar de servo. Foi obediente até a última consequência. Ele sofreu e morreu por todos nós! Nenhum de nós merecia e muitos poucos entre nós são gratos! O sinal de nossa gratidão é sermos seus imitadores. Ele se dedicou a nós e nós devemos nos dedicar uns aos outros. Ele o fez com amor e é como devemos fazer. Podemos e devemos aprender a amar com dedicação e nos dedicar com amor. Podemos e devemos dar a preferência ao outro. Não é vivendo apenas para nós mesmos, de forma egoísta, que encontraremos vida e significado. É nos dirigindo também ao outro, ouvindo mais, aceitando mais, servindo mais, amando mais. Dê a preferência e ame. Se não tem feito isso, comece hoje!