Grupo de Orações online

Coragem para viver (Devocional Diária – 08-Nov)

“Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu pai há muitos aposentos…” (João 14.1-2a)

O Evangelho de Jesus é uma mensagem de encorajamento para vivermos a vida, mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras. Jesus nos fez muitas promessas e uma delas diz respeito ao céu. O Evangelho de Jesus nos fala do céu, de uma nova vida, em novas condições. Ao contrário desta, marcada por injustiças, tristezas, lágrimas, doenças e sobressaltos, aquela será sem lágrimas e sem sustos. A palavra céu à luz da fé e do Evangelho indica alegria, leveza, vida plena. Para alguns a céu significa apenas o espaço onde movem-se os astros e seu sinônimo é firmamento. Para os que creem em Cristo significa a morada do Altíssimo, a presença singular de Deus, e seu sinônimo é felicidade.

No Evangelho o céu não é um convite à fuga da terra, indicando a morte como a melhor saída para vida. É, ao contrário, um incentivo para vivermos a vida corajosamente. Não precisamos submeter nosso coração à experiência de precisar lidar com cada circunstância como se disso dependesse tudo. É lembrar-se sempre de que há um Deus por perto e que nos ama. Somos chamados a crer em Deus e em Jesus. Somos chamados a lembrar que aqui não está tudo. Há mais, muito mais do que apenas o que podemos ver e tocar. Mais do que o que vemos nesta vida, a que o salmista chamou de curta, ligeira e cansativa (Sl 90.10). Jesus veio nos falar que há um céu. Mais que isso, Ele nos disse como chegar lá. Mais ainda! Na verdade, Ele o trouxe a nós.

Uma das ideias de céu no contexto de fé, independente da religião, é que nele vivem os deuses. O salmista cantou “O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada.” (Sl 115.3). Mas, em Jesus, Deus habitou entre nós e revelou sua glória (Jo 1.14). O céu foi visto na terra pois, na verdade, sempre esteve nela. Deus nunca nos deixou sozinhos! Ele sempre esteve por perto. O céu não é um sonho, mas um despertar da ilusão. O céu não é algo como “deixe a vida de lado pois o que serve mesmo vem depois”, mas um “viva com coragem a vida pois você já tem um futuro garantido”. Porque Jesus nos dá o céu, podemos viver com coragem e segurança nossa vida na terra! Por isso, não se deixe perturbar.