Grupo de Orações online

A escolha é sua! (Devocional Diária – 30-Dez)

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6.33)

O Reino de Deus é, na verdade, tudo que poderíamos desejar em termos de vida e propósitos. Mas não nos parece que seja. Há tantos referenciais errados e distorções em nossa mente que o desconhecemos como o verdadeiro bem para nossa vida. É como diz o ditado: “Em terra de corcunda, andar ereto é uma aberração”. O Reino de Deus não é o conjunto de atividades de uma igreja e nem se limita às doutrinas de uma confissão de fé. Certas igrejas e certas doutrinas podem, inclusive, ser um desvio dele, infelizmente! O Reino de Deus envolve a vida, completamente. Profissão, sexualidade, finanças, hobbies, tanto a segunda e a sexta quanto o domingo. Envolve princípios de sustentabilidade, cuidados com a natureza, relacionamento conjugal, criação de filhos, cuidados com a saúde… tudo. O Reino de Deus nos coloca numa jornada de reajuste para que, cada vez mais, cada aspecto de nossa vida honre o Criador. Como disse Paulo: “Estejam vocês comendo, bebendo ou fazendo, seja lá o que for, vivam de maneira que Deus seja honrado” (1 Co 10.31).

O Reino de Deus promove a renovação de nós mesmos, levando-nos a uma verdadeira humanidade. Gente mais equilibrada e mais capaz de lidar com a vida, com seus desafios, sustos, momentos ruins e bons, sucessos e fracassos. De novo Paulo nos ajuda, pois tendo sido incluído e tendo escolhido viver à luz do Reino de Deus, aprendeu enfrentar a vida com suas variações. Ele escreveu: “Aprendi a viver e ser feliz nas mais diversas circunstâncias: na fartura e na fome; tendo conforto e sofrendo privações. Posso suportar qualquer coisa com a ajuda de Cristo. Ele me fortalece.”(Fl 4.12-13) Terminar este ano, que não foi fácil, deve nos levar a considerar os fundamentos de nossa existência. Em que acreditamos e no que confiamos? Ser cristão é aprender a confiar e seguir a Cristo. É ter mais que autoconfiança. É aprender a confiar naquele que nos amou e deu a vida por nós. É crescer no conhecimento dessa vida diferente, a vida como participantes do Reino de Deus.

O Reino de Deus chegou a nós com Jesus. Podemos escolher busca-lo e viver em conformidade com seus princípios! Podemos escolher outras coisas e nos ocuparmos delas. Somos bastante livres, ainda que não sejamos totalmente livres. Temos limitações, mas temos opções. Mas, tenhamos cuidado: nem todo caminho leva a Roma! Há escolhas, atitudes e prioridades que nos distanciarão do Reino de Deus. Precisamos ouvir mais sobre Cristo e orar mais a Ele. Precisamos agir mais pela fé, sendo obedientes a Deus. Precisamos resistir à ilusão de que “sabemos muito bem o que estamos fazendo”. Cuidado com a autossuficiência. Seu caminho sempre se cruza com o da presunção e do orgulho. Devemos avaliar nossos caminhos à luz da vontade revelada de Deus. Envolva-se mais com tudo que pode apoiar sua vida no Reino de Deus. Você tem essa opção. A escolha é sua.